Melhoria Cultural

Introdução do bacelo enxertado (certificado)

A PLANSEL, em 1983, iniciou a produção em grande volume de bacelo enxertado, produzido por enxertia de máquina com corte Omega. A selecção de clones isentos de vírus das castas (ver acima) e a instalação de vinhas‑mãe de garfos de material certificado (ver acima) foi objecto de um projecto PLANSEL. Com a dificuldade administrativa de reconhecer as respectivas regras para esta tecnologia, atrasou‑se a aceitação desta tecnologia na viticultura do Sul do país. No final dos anos 90, com a rega localizada e o programa Vitis, sucedeu em alto grao esta transferência de tecnologia em Portugal.

 

Condução alta com armação

Em 1983 a PLANSEL surge como a primeira empresa no Alentejo a realizar uma condução alta das vinhas (1.80 m) com 6/7 arames. Estas vinhas serviram como modelo para as novas plantações no Alentejo e, juntamente com a rega gota‑a‑gota, têm actualmente uma óptima aptidão cultural.

 

Rega localizada

A rega na vinha ainda foi proibida em 1987. Em Montemor, a PLANSEL teve falta de acesso a terrenos para viveiro, planos, de areia e com disponibilidade de grande volume de água. Os sistemas de gotadores on‑line ou microjet existentes não funcionaram homogeneamente; pelos sistemas overhead não havia suficiente água, além de causar um elevado perigo de doenças de fungos de podridão. A PLANSEL introduziu uma técnica avançada de rega gota‑a‑gota de Israel, um sistema autocompensante in‑line gotadores, long‑flow pass. Inicialmente no viveiro, depois também para as vinhas‑mães de garfos.

 

Enrelvamento na vinha

No início dos anos 90, a PLANSEL testou o enrelvamento entrelinhas. Esta tecnologia foi adoptada rapidamente por muitos viticultores no Alentejo.

 

Melhoria do solo

A PLANSEL testou várias técnicas de melhoria do solo, assim como a sua capacidade de retenção de água e aplicação de micorriza em vinhas e viveiros. Embora tenha tido resultados positivos, esta actividade não resultou e foi ultrapassada pela rega localizada.

 

Máquina de plantação

Em meados dos anos 90, a PLANSEL, em colaboração com o ex‑estagiário Francisco Pino, importou a primeira máquina de plantação. Esta máquina dirigida por Laser (Wagner Alemanha) foi apresentada num workshop em Silveiras com uma inesperada participação, e desde o início foi um grande sucesso.

 

Projectos

  • 1997 ‑ Projecto de experimentação com mycorrhizza seleccionada de diferentes origens. Parceiros: Associação Viveiristas Palatina (D), LaLeFo. Neustadt (Dr. Schropp), PLANSEL.
  • 1992 ‑ Experimentação com material sintético expansível, de elevada capacidade higroscópica. Responsável: Hoechst, (Professor Bordado)
  • 1999 ‑ IC‑PME (EUREKA) ‑ “Application of eco‑fungi plug in the control of pathogenic fungi and studies on the effect on mycorrhizal fungi”. Parceiros do projecto: ICAT – Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia; Escola Superior Agrária de Bragança; CENASEF, PLANSEL.
^